segunda-feira, 23 de maio de 2011

VIVENDO NA COMPANHIA DAS FALHAS

Um bela manhã de sol: esse foi o dia em que me olhei no espelho e percebi uma falha no meu bigode. Meus Deus, pensei. Como assim, uma falha no bigode? Até ontem tinha cabelo ali.

Não pensei duas vezes, liguei pra minha mulher...
- Vika, Vika, estou com uma falha no bigode!!!
- Calma, amore - me disse ela, e completou: Falhas são normais.
A frase "falhas são normais" me deixou na dúvida, mas segui a vida, mesmo desconfiado de que falhas não são normais.
O dia a dia do homem moderno é cheio de falhas, algumas chegam ser periclitantes ou passam despercebidas, como a falha do meu bigode. Outras nem tanto, como a falha do poder público e judiciário.
Falhas de caráter, como do atropelhador de ciclistas da Cidade baixa; falha de raciocínio, como dos motoristas bêbados dirigindo de volta pra casa após um noite de trago.
Existem falhas que se pode passar a mão, como falha de um goleiro, mas em outros casos as falhas nos tornam mesquinhos - isso quando as usamos a nosso favor.
Falhas podem ser mortais, podem salvar vidas, mas não deixaram de ser falhas. Vocês sabem o que significa uma falha?

Falha é um substantivo feminino. Significa: Fenda, lasca; lacuna, falta. No sentido figurado passa a ser: Deslize, senão, descuido, omissão - raciocínio com falha.


Falhas na comunicação deixarão filhos órfãos em guerras ao longo da história, falhas mecânicas mataram em acidentes aéreos e automobilísticos, falha mental, falha humana, falha, falha, falha.
Poderíamos dizer que falha é a perfeita desculpa para cagadas que comentemos no dia a dia, quem nunca falhou?
Junto com a falha no meu bigode me veio a ideia de que a falha pode nos trazer transtornos muitas vezes desnecessários, porque muitas vezes nossa máquina falha e esquecemos de coisas, mas falhas não justificam nossos erros, porque falhas geralmente prejudicam alguém.

Falhas na política são as mais comuns, todos os tipos de falhas, que de alguma maneira só prejudicam a falha sociedade carente do Brasil, pois ser pobre é uma falha do governo ao não repassar verbas para a saúde, para a educação, para a cultura, para o saneamento básico.
Essas falhas fazem que homens desesperados tenham seus dias de falha e se tornem criminosos, uma simples falha em hospitais públicos causou a morte de muitas crianças em São Paulo.
Cursos falhos criam profissionais falhos, educação falha cria pessoas falhas e isso tudo é aceito por todos nós porque a falha é encarada como um descuido, algo de menos importância que a Bolsa de valores de Nova Iorque, falhas e falha.
A falha no meu bigode aqui no sul pode denominar falta de comprometimento, pois aqui a palavra vale tanto quanto o fio do bigode, mas será que minha falha no bigode vai me tornar um homem de caráter duvidoso? Claro que não, mas não posso falar por todas as falhas que vemos, principalmente no setor prisional, onde a falha da justiça manda pra rua bandidos que assim que passam pela falha segurança pública, se tornam piores e assim voltam a cometer crimes bárbaros.
A falha humana mata, a falha é uma falta, pode ser proposital, pode ser em beneficio próprio (a mais comum no Brasil), mas tanto a falha quanto a falta nunca são favoráveis ao povo em geral, porque pode ter certeza que atrás de cada falha tem alguém ganhando nas nossas costas.
Enquanto procuro tratamento para a minha falha, muitos podem achar que falhas só acontecem com os outros e assim as falhas seguem sua rotina no Brasil, roubando, matando e explorando quem acha que uma falha pode ser simplesmente um erro comum no meio de toda essa lama que tomou conta do nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário