terça-feira, 5 de abril de 2011

QUEM PRECISA DE POLÍCIA?

Tem uma frase que eu gosto muito, "polícia e táxi quando mais se precisa, não se encontra" é praticamente um dito popular. Quantas vezes precisamos da polícia e ela não aparece?
A bandidagem tá solta pelo mundo, a coisa ficou mais séria com a invenção da publicidade e da novela das oito, junta isso com a dependê...ncia da droga e temos uma sociedade alienada e doente.
Muitos podem até dizer: "a droga eu entendo, mas a novela e a publicidade?", pois parem pra pensar um segundo e imaginem uma pessoa de origem humilde que não tem pai nem mãe, sem educação ela não consegue enxergar um futuro, mas tem uma televisão dentro do seu quarto e pela televisão ela fica sabendo que existe um milhão de coisas para se consumir, vê a menina da novela gastando por conta. Imagina essa mesma pessoa indo ao shopping, vendo todos aqueles carrões e todas aquelas mulheres lindas e bem vestidas. Imagine se essa pessoa muitas vezes humilhada pela sua origem, imaginou? Pois bem, muitas dessas pessoas vão se tornar marginais, não todas, mas a maioria vai e não me venham com senso disso ou daquilo, estou falando de coisas que vivo na pele, vejo diariamente isso acontecer no lugar onde fui criado, não sou um demagogo querendo me aparecer dizendo que tive uma vida difícil e venci, estou dizendo que apesar de não ter uma explicação lógica é possível entender essas pessoas, uma vez no crime nunca mais será vista com bons olhos pela sociedade, até mesmo eu já fui vítima desse tipo de pensamento.
Mas ainda bem que existe a polícia civil e militar para nos proteger, afinal quem não precisa de segurança!! Vou relatar agora casos que acontecem aqui em Porto Alegre e pelo Brasil a fora.

Preso policial militar suspeito de sequestrar garota de programa em Porto Alegre; Mais dois policiais, que estão na lista de procurados da Operação Guilhotina; Notícias de policiais gaúchos envolvidos em crimes, como assalto a banco e sequestro; Policial militar suspeito de ter assassinado a tiros o boxeador Tairone Silva, de 17 anos; Um soldado da Polícia Militar foi preso por contrabando de agrotóxico; Um policial militar foi preso por assaltar pedestres e quase atropelar um outro policial com uma moto; A corregedoria da Polícia Militar apura o envolvimento de um membro da corporação em um suposto caso de abuso sexual contra adolescentes; Um policial militar foi preso em flagrante após roubar um carro e assaltar pedestres em bairros da Zona Norte do Rio; Foi preso o último dos sete soldados da Polícia Militar de Manaus envolvidos na tentativa de assassinato de um adolescente de 14 anos.

Alguém lembra do homem que foi morto pela brigada há alguns anos, por engano, no bairro Partenon? Ou do menino que foi morto por um PM em São Leopoldo com um tiro de escopeta na cara?
O que estamos vivendo é uma crise, que afeta nossas vidas. Não vejo a população saindo as ruas para aumentar o salário dos professores, não vejo a população exigindo melhorias na segurança pública, a não ser que um parente morra, não vejo a população saindo as ruas para que o Guaíba seja despoluído, não vejo manifesto em prol a nada que seja de utilidade à população de um modo geral. Vejo algumas pessoas usando passeata como meio de diversão, sim, foi isso que eu vi nas redes, vamos lá fazer a passeata depois vamos tomar uma cerveja!!! Virou uma festa!!!
Os professores são a base desse processo de formação, vivemos um dilema de várias gerações sem educação, o resultado está aí estampado nas nossas caras e nas manchetes. Sensacionalismo que consumimos diariamente na empresa televisiva e escrita.

Nosso problema é maior do que parece, estamos numa bola de neve, perdidos e sem direção, mas a solução, ah, essa é simples, EDUCAÇÃO, mas para isso precisamos qualificar professores com melhores salários e depois qualificar policiais e só assim teremos uma sociedade que valoriza as pessoas e não seu metro quadrado de terra.

Nunca escrevi tanto, nem espero que muitos leiam, mas está aqui em forma de palavras a realidade da nosso medíocre e pobre sociedade, nada vai mudar e vamos ver a civilização voltar a morar em cavernas? acham que estou brincando?
Quando a sociedade perde a segurança, vai junto a civilização e assim voltamos ao nada, nossa polícia é falha por falta de recursos, nosso ensino é falho por falta de recursos, mas se todos sabem disse em Brasília porque nada muda? Por que o salário de um deputado tem que ser maior do que o salário de quem vai ensinar o povo a votar?
Espero não precisar de polícia tão cedo, mas afinal a gente precisa de polícia ou de segurança?

Nenhum comentário:

Postar um comentário