domingo, 17 de abril de 2011

A BOLA FORA DA ACADEMIA

Entendo perfeitamente a homenagem a José Lins do Rego, grande escritor, grande romancista regionalista, assim como Jorge Amado e Graciliano Ramos. Agora, homenagear o Flamengo pelo 110 anos do escritor é muito estranho, mais estranho ainda é homenagear "Ronaldinho Gaúcho" com a medalha "Machado de Assis"!! Meu Deus, agora percebo que a Academia Brasileira de Letras não tem "imortais" e sim velhos esclerosados. Será que acharam que o Ronaldinho é parente distante, bem distante do Machado de Assis? E como homenagear um clube? Não teria ninguém da família do Lins do Rego que pudesse receber essa medalha? Sem falar que acredito que tenha muitas pessoas que deveriam receber essa e outras tantas medalhas. Tião Santos, catador de lixo e leitor voraz de Nietzsche, lê cem livros por mês, todos os livros achados e recuperados do lixo!!! Isso merece uma medalha!
Medalhas devem ser dadas aos heróis ou a alguém que fez alguma coisa importante para seu povo, como o PM Marcio Alves que conseguiu parar o assassino antes que ele pudesse seguir sua chacina, ou tantas outras pessoas que fazem a diferença num país que se resume a samba, sexo e futebol.
Por isso brasileiro não lê, pra que ler? E quando se espera que a ABL vá fazer um gesto nobre, eles me fazem essa "merda" sem explicação.
O Brasil precisa de heróis e não é o Flamengo nem o Ronaldinho, são pessoas como o Tião do lixão, o segundo sargento Marcio Alves, esses são heróis de verdade, gente que pode mudar a história de uma nação com sua força de vontade e seu dever cumprido, não um jogador e uma presidente de clube que almejam dinheiro. Dinheiro esse que sai do bolso do trabalhador que não lê também e acredita que o Maracanã é um templo sagrado. Mas no Brasil tudo termina em samba e pizza, não importa mais nada, a cada dia o meu país é mais e mais humilhado por gestos de grande vergonha, mas a melhor resposta veio do ídolo: perguntado sobre sua literatura favorita o jogador disse que não tinha um livro preferido e ainda pediria aos imortais dicas de leitura... Maurício de Souza e Marvel estarão nessa lista? Lista telefônica vale?
Espero que os esclerosados da Academia reconheçam o erro e que sugiram "Dom Casmurro" para o Ronaldinho ler, afinal de contas de traição subentendida ele deve entender muito bem, mas caso não entenda sempre haverá um bom gibi ou livro de gravuras... E se preparem próximo homenageado vai ser o Tiririca, afinal pior que tá não fica... Ou fica?

Nenhum comentário:

Postar um comentário