sexta-feira, 8 de abril de 2011

O QUE CHOCA NÃO É UM CHOQUE

Das tragédias que vemos no Brasil diariamente, a que mais me deixa triste são as relacionadas à crianças e mulheres, mas não podemos esquecer das tragédias silenciosas como a violência no trânsito e as mortes nas filas de hospitais, como me lembrou o Vico em outro post. Não vejo ninguém chorando e nem mesmo uma emissora ficar o dia inteiro reproduzindo matérias sobre alguém que morreu de bala perdida ou mesmo sem atendimento na saúde pública, isso não choca mais. Não vejo uma emissora parar sua transmissão para dar voz a quem perdeu alguém para a guerra do tráfico, isso não choca mais.
Sim, é muito triste o que aconteceu ontem no Rio de Janeiro, mas o abalo é diretamente relacionado a um fato inédito, como uma invasão a um morro, como um terremoto, como "Um dia sem mexicanos". Um fato que nos choca, mas que não é um choque, porque choque nos tira o ar, faz com que se tome alguma providência, e que no caso do Rio, não tem mais como se fazer nada, o bandido morreu e hoje faz um dia da morte de todas essas pessoas, mas é só isso. Os governos não sabem o que fazer nessas horas, as pessoas não sabem o que fazer nessas horas, a polícia não sabe o que fazer também. A imprensa sabe explorar as imagens de mães que acabaram de perder seus filhos, pais que sofrem por não poderem contar com ninguém. Estamos sós e a única coisa que pode nos salvar é a educação.
Um dia assistindo a uma aula de história, minha professora me disse que os latinos são emotivos e os saxões frios como pedra, por isso essas tragédias eram comuns nos países do norte e na Europa.
Voltemos a televisão, ela mostrando tragédias pelo mundo alimenta a cabeça de monstros seguidores de religiões malucas que absorvem doentes e maníacos, ex drogados e ex bandidos sob o tal testemunho da adoração as palavras que se encontram no livro, considerado por eles, sagrado.
Não acredito que todos os religiosos fazem parte desta loucura que se tornou a religião, mas boa parte de seus seguidores só entram nos templos por estarem com a corda no pescoço, se estivessem em outra situação será que ali estariam?
São tantos assassinos e isso não choca mais a sociedade, por que essa tem sua parcela de culpa e leva choque toda vez que acontece perto da sua casa, mas não se engane, acontece perto, mas dificilmente dentro, ou tu acha que isso aconteceria numa escola particular do Rio?
O que vemos diariamente é pobre matando pobre, é gente se ferrando pela sua origem, gente morrendo por nada, gente morrendo por não ter um lugar melhor pra viver, não existe segurança, nem escolas, nem oportunidades. O que estamos vendo é o genocídio da raça humana, por ganância.
Não duvido que apareça outro idiota com mentalidade duvidosa e que aconteça outros ataques como esse que aconteceu no Rio ou que alguns cineastas queiram reproduzir a tragédia em um filme para representar o Brasil no próximo Oscar, isso não choca, mas se o filme ganhar seria um choque.
Nossas lágrimas são forçadas porque somos forçados a ver e rever as imagens, diante de tanta tristeza até o mais bruto se comove, isso choca, mas não é um choque, isso pelo simples fato de que não aconteceu em nossas vidas e sim na vida dos outros porque se fosse na nossa cidade, com nossos filhos, estaríamos em choque.
Força às famílias do Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário