sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Tempo de ter tempo

Do tempo não tenho saudades, não poderia ter, ele nunca me abandonou, muito pelo contrário, eu que o esqueci, para bem da realidade também não foi isso que aconteceu... Nos dias de hoje o tempo é só uma palavra usada para justificativas medonhas que damos aos outros, quando não queremos visitar alguém, dizemos: “bah, não tenho tempo”. Sempre escutei as frases: “o tempo é nosso maior aliado”, “tudo se cura com o tempo” ou “ nada que o tempo não resolva”.

A palavra tempo está na memória coletiva, faz parte das nossas vidas. Mas o que estamos fazendo com ele é um absurdo, sempre buscamos um culpado e a bola da vez é o tempo, que não fez nada, segue o seu curso como os rios, cada vez mais secos, culpa do tempo também...

Mas vamos aos fatos atuais, no tempo das carroças se demorava dois dias para se atravessar uma cidade. Hoje, com carros velozes, conseguimos isso em minutos, mas onde o tempo está nisso? Foi ele quem fez o carro ser mais rápido que a carroça? Acredito que não.

Esperávamos meses para receber notícias de alguém, cartas eram esperadas por comunidades inteiras e ainda tínhamos que ter a sorte de ter alguém que lesse e escrevesse bem. Hoje, com o email eletrônico, o cara escreve e a gente recebe na hora. Até aí tudo bem, estamos evoluindo, ninguém vai reclamar da evolução, mas não é isto que está em jogo e sim, o tempo.

O que mais escutamos é “no tempo disso, no tempo daquilo”. Se sentimos saudade daquele tempo, porque lutamos tanto pra que ele fique lá atrás¿ Tudo é mais rápido hoje, até a tecnologia é mais rápida, tendo em vista que a internet não é mais discada. Chegamos a incrível marca de 100 mega de velocidade. Se tu quer comprar, compra pela internet, para ganhar tempo, se quer vender, vende pela internet, para ganhar tempo.

Os exames de saúde são rápidos. Isso é bom, mas as filas são maiores, todas as filas são maiores, assim como os engarrafamentos. Tudo isso porque deixamos de lado o tempo das coisas e colocamos o nosso tempo em primeiro lugar. Não acredito que realmente sentimos falta do tempo, acredito que sentimos falta do tempo que nós tínhamos tempo de pensar sobre tempo.

Tempo bom vamos para a praia,
Tempo ruim ficamos em casa,
Sem tempo para os filhos,
Nem tempo de passar na casa dos parentes mais velhos,
Afinal de contas, eles são do tempo que se sentava na sacada ou na areia e se tomava um bom chimarrão enquanto se colocava a “prosa” em dia. Hoje usamos as redes de relacionamentos para dizer um “oi”.

Não temos tempo para criar nossos filhos, pois precisamos de tempo para arrumar dinheiro e dar uma boa educação para eles. Dar amor é coisa do tempo que amor não se comprava.
Hoje nos esquecemos de voltar para casa, culpa do tempo que perdemos mentindo para outras pessoas sobre tempo. Deixamos de lado nossas famílias em busca do sonho da riqueza e do poder que antigamente se levava um tempo para conseguir. Hoje isso pode acontecer em questão de segundos e por isso corremos contra o tempo. Temos que pagar o cursinho, creche, terapia, rancho, academia, prestações do carro, da TV de 380 polegadas, do Mac novo, do carro, do seguro de vida, seguro contra incêndio, seguro das mãos, seguro da casa, mais a empregada, a babá, a lavanderia, as contas do cartão de crédito! Meus Deus como temos contas a pagar! Mas já viu que lindo aquele celular que fala com a gente quando estamos sozinhos e cansados no quarto, chorando porque precisamos de tempo para arrumar dinheiro para pagar por ele também¿

Sei que é um absurdo, mas o tempo não tem nada a ver com isso, e sim a maneira que lidamos com ele. Hoje tudo é mais rápido que o tempo, por isso ele nos abandonou. Qualquer coisa é melhor que falar sobre o tempo, nem as previsões do tempo acertam porque quando se percebe, ele já mudou, mas aí tem dedo do homem e não da ação do tempo.

Precisamos de tempo para revermos o nosso tempo. Já que o tempo que temos na terra gastamos procurando dinheiro, perdendo amigos nas estradas pois precisamos de tempo para bebermos mais nas festas. Sem tempo para beijar nossos filhos porque temos uma reunião no outro lado do continente. Sendo egoístas e perdendo segundos maravilhosos observando nossos filhos crescerem. Quem vê isso hoje é a tia da creche, o professor de karatê, a babá, os professores. Mentimos que precisamos de mais dinheiro para ficar mais tempo com nossos pequenos, mas isso a gente sabe que é mentira, porque quando arrumamos dinheiro não temos tempo de gastá-lo. Compramos, viajamos e publicamos fotos rindo, como se realmente estivéssemos felizes, mas estamos pensando no tempo que estamos perdendo por estarmos ali, porque queríamos estar em outros lugares ao mesmo tempo.

A palavra tempo se multiplicou nesse texto para que você, caro leitor, observe mais o que realmente queremos nessa vida. Nosso tempo está acabando e diferente do futebol, na vida não há um segundo tempo. Nosso tempo é agora e ele ainda está do nosso lado, mas no futuro a palavra tempo não deverá ser mais usada porque isso é uma coisa que não teremos mais, assim como água potável e luz solar. Nossos recursos naturais estão com o tempo contado e a vida na terra também. Muitos morrem de sede, outros morrem nas filas que o tempo vai deixando para trás por não ter tempo de atendê-los. Mas não culpem o tempo, quem determina nosso tempo somos nós mesmos. E o que estamos fazendo com ele¿ Estamos jogando o tempo fora, como se, com o tempo, as coisas fossem melhorar, mas esse tempo já passou. Agora é! E há tempo para se pensar!

Queimamos, matamos, abrimos e questionamos o tempo, mas nunca pensamos que quando formos embora o tempo seguirá firme e forte, mas nós, que nem vimos o tempo passar, sentiremos saudade do tempo que não tínhamos tempo de pensar.


Cesar Figueiredo

“Tempo rei, ó tempo rei, ó tempo rei
Transformai as velhas formas do viver
Ensinai-me, ó Pai, o que eu ainda não sei
Mãe Senhora do Perpétuo socorrei”

Gilberto Gil

Um comentário:

  1. Caramba... esse post me pegou, quase chorei... tens toda a razão qdo disseste que mentimos ao justificar a falta de tempo com nossos pequenos pq precisamos de mais tempo pra trabalhar p ter mais grana pra ter mais tempo p ficar mais tempo com nossos pequenos... ufaaa! Essa doeu no rim! Abração; cada vez mais tua fã, viu?

    ResponderExcluir