quinta-feira, 23 de junho de 2011

Apologia eu?

Recentemente fui vítima de preconceito por conta do meu cabelo, faz sentido quando imaginamos quem usava dreads, Bob Marley, o "maconheiro" mais famoso do planeta. Nesse dia escutei em uma lanchonete vazia a seguinte frase: "Por mim que liberem a maconha, assim eles fumam e morrem tudo".
Então, quando estava me sentindo humilhado e excluído da sociedade me veio uma pergunta: o que Fernando Henrique Cardoso e Bob Marley tem em comum? Poderíamos dizer que nada, mas nos últimos dias tenho visto o ex presidente dando longas entrevistas à emissoras e jornais do país e descobri que eles tem em comum a maconha. Sim, FHC e THC, a combinação que a direita brasileira acredita que salvará a oposição no Brasil.
Eu mesmo quase caí no plano mais idiota que a política brasileira já articulou, realmente esses caras não pensam no povo, ora, onde já se viu o Fernando Henrique Cardoso vir a público defender a legalização da maconha? "Pera aí Cesar, mas logo tu pensando isso, justamente quando o assunto está em alta, agora é a hora de..." ...De pensar direito e não direita.
A legalização da maconha é questão de tempo, já a retomada da direita no cenário da política brasileira está para acabar, temporariamente, é lógico, mas está no fundo do poço e só quem está no fundo do poço apela desse jeito. Quando FHC deu a declaração sobre o "povão" ele deu um tiro no pé da direita brasileira.
Ali eles se mostraram e mostraram como vêem a grande massa brasileira, ali eles cuspiram na nossa cara, mas agora o que temos aqui... FHC manipulando THC.
A direita se rendeu, admitiu que errou e agora quer se aproximar das classes sob a bandeira da legalização, buscam o apoio do mais jovens, sabem que os mais jovens não curtem história, mas adoram maconha, mas isso não vai funcionar porque a esquerda vem administrando a liberação da maconha de maneira muito mais efetiva, silenciosa.
Aqui em Porto Alegre, por exemplo, quem é pego com um "baseado" não é preso. Aqui tínhamos até um "Fumódromo", Porto Alegre já foi considerada a cidade que mais se fumava no Brasil, por outro lado temos ótimos profissionais que se formam todos os anos nas faculdades daqui, estranho? Maconha faz pensar, pode parecer apologia mas não é, é uma constatação, de cada dez pessoas que conheço nove fumam e todas tem família, emprego, responsabilidades, assim como nossos pais no século passado, só que ao invés de beberem depois de um longo dia de trabalho, optaram por fumar para relaxar.
Quem fumou e bateu o carro voltando para casa de manhã chapado? Quem bate na mulher porque fumou demais? Quantos assaltos a banco são feitos por gangues de maconheiros? Quantas brigas envolvem usuários de Canabis? Quando vamos parar com a hipocrisia de afirmar que a maconha é a porta de entrada para outras drogas quando temos gente morrendo em hospitais com problemas do cigarro e da bebida, quem queremos enganar?
Como eu dizia, é questão de tempo, não vale a pena a juventude querer sair as ruas agora sendo manipulados pela direita e seus falsos apoios porque na verdade eles tem o mesmo pensamento preconceituoso que o cara do balcão: "Por mim que liberem a maconha, assim eles fumam e morrem tudo". Quem me garante que o ex presidente não pensa assim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário