sábado, 19 de fevereiro de 2011

Mc mal

Hoje no Correio do Povo está estampado uma foto do Mc Donalds da Andradas fechado por ter entre seus frequentadores, nada mais nada menos que baratas e ratos, sendo que esse são mais que clientes, são moradores, não só do prédio onde fica a lanchonete, mas de todo centro de Porto Alegre.
O fato do Mc Donalds ter baratas e ratos não me ...surpreende, pois a baixa qualidade das coisas de algumas franquias é absurda, o que mostra mais uma vez que merda de sociedade maluca que temos aqui na capital. Lembro quando abriu o Mc do Rua da Praia Shopping, eu mesmo procurei emprego, tinha uns quatorze anos de idade e a resposta não poderia ser pior: como eu morava longe não entrava nos planos da multinacional. Percebi que naquela época não haviam muitos negros também, coisa que foi mudando com o passar do tempo. Nos Estados Unidos o Mc é uma rango "chinelo" que praticamente só tem nos guetos, não muito diferente do Habbib's, que em São Paulo é outra chinelagem. Onde eu quero chegar com todo esse papo? Nós temos o costume de dar uma importância tão grande a tudo que vem de fora, e aí falo de tudo ou quase tudo que possamos imaginar. O Mc Donalds chegou aqui com uma pompa de multinacional, mas ninguém fez questão de fazer um estudo sobre os males que poderia fazer a saúde, assim como não fizeram um estudo para saber que males poderiam nos fazer as músicas enlatadas que recebíamos nos anos oitenta, assim como a moda e outras tantas coisas que todos podem e devem me ajudar a lembrar.
O que me deixa muito chateado é com a nossa sociedade gaúcha que sempre teve orgulho de não ter virado uma São Paulo, quando dizia que "aqui pro sul não vinha nordestino", mas vem tênis coreano e Mc Donalds, a prova viva do nosso bairrismo. O comercial da Oi é um exemplo vivo disso, aceitamos tudo que vem de fora do país, como se fosse realmente acrescentar alguma coisa em nossas vidas e menosprezamos o resto do país e às vezes até mesmo o nosso próprio povo, por que é interiorano. Não lutamos na guerra e damos mais valor a Argentina. Somos todos preconceituosos, cada um de nós, pior, somos metidos a besta, basta olhar nas publicações, onde cada um arrota mais grandeza que o outro. Sei que vou criar alguns inimigos, mas a vida é assim mesmo, tenho certeza que muitos voltarão a comer no Mc e vão se achar pessoas especiais por comerem um rango de americano, ou vão passear na Goethe para comer no Habbib's, mas convenhamos, eu prefiro muito mais o xis da Lancheria do Parque, pois se aparecer uma barata tenho certeza que o B.A. mata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário