quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Desabafo do Palhaço

Aos que não se tornaram estrelas e vivem da arte como meras cigarras, meu desabafo! Esse vem da mágoa de ver a situação da Casa do Artista, onde um dia eu ou qualquer um que se diz “artista”, pode vir a morar. A classe não é unida e isso todo mundo sabe. A vergonha é do descaso de quem ri, chora e se emociona ao ver um ator ou uma atriz interpretando, ao escutar uma música de letra melancólica que fala da cidade e de seus mais obscuros sentimentos, do cara que pintava muros e hoje é um artista plástico, daqueles que pegam lixo e fazem arte moderna, de quem escreve e traduz em palavras os nossos sentimentos, de quem dança em cima dos palcos e por toda a gente que cria e recria a arte no Estado e nessa cidade linda que é Porto alegre, mas isso não condiz com a forma que a própria cidade nos trata.
O artista sai de casa e não sabe se volta com o leite e o pão de cada dia. O cara que não trabalha na Globo não é considerado artista pela grande maioria, para o público e para o poder público o artista é aquele que aparece nos finais de semana ou em comícios contratados por preço de banana ou até mesmo trabalhando de graça por acreditar nas propostas daqueles que nos enxergam como um simples produto guardado em armários, num canto de uma velha casa abandonada.
Minha mágoa com o público e com o poder público vai passar, mas e o lugar onde um dia os que não desistirem da profissão, mas forem derrotados por algo maior que a arte, o dinheiro, vão morar? Esse continua lá, caindo aos pedaços. É assim que a Casa do Artista está, caindo. Onde essas pessoas vão morar, onde eu vou morar se não me tornar uma estrela global? Um amigo músico escreveu em seu blog sobre a maneira que a sociedade vê o artista, o Diego Silva estava certo em cada vírgula que ele escreveu. Quando Mauricio Pereira escreveu a música “Um Dia Útil”, ele estava certo em cada palavra. Meu Deus! Chego a me emocionar escrevendo isso, fica difícil esconder minha vergonha por fazer parte de um mundo onde somos invisíveis aos olhos da sociedade. Minha mulher é atriz, meu maior orgulho e espelho de uma profissão tão glamourosa e de tamanho descaso. Trabalha em mil coisas ao mesmo tempo para conseguir sobreviver, mas quero ver se existem alguem em sã conciência se atreva a dizer que ela não tem talento. Não trabalhando na grande mídia, se resume a labutar no teatro gaúcho, fazendo bicos como a maioria de nós, sem férias, sem décimo terceiro, vale transporte, vale refeição. Um colega fica doente levando arte pelo mundo e nós temos que nos unir aqui para juntar grana pra ele poder se curar, onde está a organização da classe, cadê quem nos ampare? Onde o poder público entra nessas horas? Não entra. Já passou o momento eleitoral, não somos mais necessários. Queria que um único político se manifestasse contra o que escrevo, queria muito, mas sei que isso não vai acontecer, é uma vergonha a omissão dos políticos com a classe artística. Hoje entristeci ao constatar que somos tratados como bonecos nas mãos de quem tem o poder, mas maior que isso é nosso talento, do palhaço de rua ao artesão do Brique da Redenção, passando por egos dos que tiveram mais sorte na profissão.
Meu desabafo termina quando vejo que estamos sozinhos e preocupados em dar nossas vidas e nossa arte a um povo que não sabe e nem quer saber dos nossos problemas. O poder público deixa pra lá pois acredita que tem coisa melhor pra fazer e nos coloca em segundo plano, quando deveria investir na cultura. Minhas lágrimas são de tristeza por saber que estamos sozinhos, minhas lágrimas são de ver gente que nem eu praticamente sobrevivendo como animais em uma velha casa abandonada no Bairro Glória, nem mesmo eu sabia do estado da casa do artista riograndense. Que vergonha da minha classe, que vergonha de ser gaúcho nessas horas. Minha vergonha se espalha aos quatro cantos do Rio Grande e se multiplica ao ser lançado aos cantos do Brasil.
Até quando seremos tratados assim? Será que seremos obrigados a passar por uma peneira onde algum que não é artista irá decidir quem fica e quem vai ter que mudar de profissão?
Estamos numa situação ímpar, cadê as parcerias agora? No final de nossas vidas seremos jogados numa casa e esquecidos? Será que o poder público quer que os artistas acabem com uma caixinha de esmolas em frente aos sinais de trânsito?
“Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra”... Bullshit.

10 comentários:

  1. Estou solidário contigo Cezar, só posso te dizer isso nessse momento. A situação de todos nós, na verdade é muito ruim e , creio que tudo isso é ainda um pouco mais grave.É uma realidade que se arrasta através dos anos, não é um fenomeno recente, nem acredito que tenha uma solução. Na verdade a merda toda vem da informalidade, da falta de mercado, onde, realmente o poder público tem uma enorme importância e responsabilidade. O mais grave penso eu é o que nas palavras do Nelson vem com um tom de ironia: resignação. Somos resignados:não tem secretaria de cultura, ahh então tá;o Araújo Vianna ta caindo aos pedaços e foi privatizado, ahhh então †a; O Serginho ta doente em um hospital em Berlim, ferrado sem grana...Puxa , é mesmo? O pior é que não tem para onde ir, para onde fugir disso,ou, onde buscar oxigênio. Somos uns fudidos e estamos muito mal.A situação da cultura no sul é a mesma do Rio dos Sinos, do Lago Guaíba. Estamos em extinção.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, é por essas e outras que viver de arte no RS é uma utopia, um sonho distante e isso causa um sentimento doloroso, não só a mim, como também a todos aqueles que nasceram artistas e gaúchos. Não cheguei a visitar a Casa dos Artistas aqui de POA, mas vi fotos e estas foram suficientes para perceber o tamanho descaso com que as pessoas que lá (sobre)vivem e são tratadas. Uma casa velha, sem a mínima estrutura e precisando urgentemente de reformas, reparos e, principalmente, de ATENÇÃO das autoridades competentes. E, sem dúvida alguma, um dos fatores de enorme contribuição para esta negligência toda é justamente a desunião da classe artística gaúcha. Aqui é cada um pro seu lado, na sua panela, preocupado com o seu próprio umbigo e nada mais. É por isso que, se viver da arte no Brasil já é complicado, viver da arte no RS é muito pior. Como já ouvi dizerem por aí, Porto Alegre, muitas vezes, mais parece um cemitério de artistas.

    ResponderExcluir
  3. Bah legal meu muito foda tuas palavras e a situação que nos encontramos com o total descaso da cultura no RS... Mas aqui em Cruz Alta é pior ainda, pois tem a Casa de Cultura mas não é usada pra nada, não tem teatro, não tem nem cinema pra olhar um filme, é um descaso total com a cultura... se queremos ver um filme, teatro ou coisas do tipo temos que viajar 2 a 3 horas de bus ou carro pra em outra cidade assistir cinema e teatro, ainda assim quando não desistem de se apresentarem pois o público não se presta a ir mesmo sendo entrada franca, total falta de cultura e povo burro, ignorante que se faz da midia somente o que passa na globo e outros canais de segundo plano... Ao mesmo tempo que me orgulho de ser Cruzaltense, ser conterrâneo do Grande e famoso escritor Érico Veríssimo, me envergonho pelo descaso com a cultura nessa cidade, onde quando por milagres temos no museu, antiga casa do Veríssimo, algumas apresentações musicais pra divulgar cantores e bandas da cidade, mas somente isso, pois o restante fica a ver navios...

    ResponderExcluir
  4. Eu fui deixar uns alimentos pra casa do artista e vi como tudo estava e que somos parte de uma sociedade megalômana e negligente.Apagamos o passado e não preparamos o futuro.
    Não sei se tu lembras um dia em que estávamos 16 artistas em cena no Boca de Ouro, 08 espectadores na platéia e foi um dos nossos melhores espetáculos!
    O artista (verdadeiro) tem esse lado cachorro
    de dar o melhor de si não importando pra quantos ou quanto está recebendo em troca. De repente me vi obrigada/violentada a dar um tempo dos palcos pra fazer algo que além de ser relevante socialmente me desse retorno financeiro e poder investir na formação dos meus filhos lindos e merecedores de um futuro legal. Não me arrependo, mas existe sim um certo travo de derrota na boca. Porque a culpa não é só das instituições ou do poder público. É nossa também que não somos corporativos, que não valorizamos os que já passaram e contribuiram pro processo cultural, daqueles que nem sabem quem é quem e colocam todos numa panela de caldo grosso e indistinguível, que se contentam em viver de purpurina e balada!
    Mas, eu viajei muitas terras com a arte e sei que aqui nós produzimos muito do melhor e espero, confio e rezo pra que a gente acorde pra uma atitude mais solidária. Que a gente pense coletivamente.
    Por isso não podemos desistir simplesmente. Até eu que "fui lá fora tomar um ar" já estou com um projeto pra voltar a ficar encerrada horas num teatro de preferência bem mofento e cheio de ácaro pra não esquecer que do pó viemos e ao pó voltaremos !
    Vamos empurrando essa carroça, cara. Um dia a gente chega ...

    ResponderExcluir
  5. QUANDO LI TUDO O QUE VOCÊ ESCREVEU FIQUEI EMOCIONADA E APESAR DE TRABALHAR EM OUTRA AREA,NA SAUDE NÃO POSSO DEIXAR DE DIZER QUE O ABANDONO VIROU MEIO QUE CULTURAL,TANTO AQUI QUANTO EM OUTROS ESTADOS.
    AS PESSOAS NUM GERAL ESQUECEM QUE OS ARTISTAS TAMBÉM SÃO PESSOAS, QUE TEM SUAS FAMILIAS, QUE TAMBÉM PAGAM IMPOSTOS, QUE COMEM ,BEBEM , ENFIM, SAO PESSOAS NORMAIS E NÃO BOBOS DA CORTE OU ALGUM BIBELô.
    ESTÁ SIM NA HORA DE DAR UM BASTA PARA O DESAMPARO POR QUE SIM ATE OS CACHORROS SÃO BEM MAIS BEM TRATADOS(QUE BOM QUE CUIDAM DELES), PORQUE FICAMOS ASSIM?PORQUE VIRA-SE AS COSTAS PRA QUEM TRAZ TANTA BELEZA E ALEGRIA PARA AS NOSSAS VIDAS??
    E COBRAR DE POLITICOS NÃO ADIANTA, ISSO É FATO,ELES TEM O PODER DE FICAR INVISIVeIS QUANDO NÓS PRECISAMOS DE AJUDA E VISIVEIS APENAS QUANDO BUSCAM VOTOS E É CLARO SEMPRE CONSEGUEM POIS O POVO ACEITA TUDO QUIETO, SEM RECLAMAR, SEM SE REVOLTAR.
    PASSAMOS POR PESSOAS NAS RUAS DESMAIADAS AS VEZES DE FOME, OUTRAS DROGADAS, BEBADAS E PORQUE??
    PORQUE DESISTIRAM DE LUTAR, DE TER QUE CORRER , CORRER E PRA QUE??MESMO SE MATANDO de trabalhar SEUS FILHOS PASSAM FOME, PASSAM NECESSIDADES, SOFREM TRAUMAS PSIQUICOS E FISICOS, ABUSOS.
    CHEGA DE NEGAR AS PESSOAS ATENÇÃO, ISSO CLARO É NO GERAL, MASAQUI PEÇO PRA QUE OLHEM COM MAIS ATENÇÃO PRA QUEM, NOS LEVA EMOÇÃO.
    CÉSAR VOCÊ SABE QUE PODE CONTAR COMIGO.
    BOA NOITE A TODOS.
    KAKAU =)

    ResponderExcluir
  6. mas uma coisa, com toda falta de organização que existe não se conseguira nada, então vamos todos atras de uma solução...
    para me encontrar e debatermos estou neste local:

    http://www.facebook.com/home.php?#!/profile.php?id=1832385882

    vamos pessoal, fazer o bem!!! kakau

    ResponderExcluir
  7. Concordo com todos vcs....mas a culpa pela negligência é totalmente dos governantes....não coloquem em nós, que mal conseguimos pagar nosso aluguel mensalmente mais uma culpa...eu tenho muita chance de acabar meus dias lá.Mas não temos condições de abraças todas as causas...o poder público é o grande responsável pela miséria do povo, da Casa do Artista, das Fvelas do Rio, dos lucros dos Bancos....esses sim são os culpados não a gente que faz muito com pouco...

    ResponderExcluir
  8. olha edu, respeito sua opinião e é claro no que diz, mas nao se trata apenas de culpa(que é sim do descaso do governo) e sim de não amparar como cidadões, palavras não custam nada, em dinheiro pelo menos e isso tambem falta por la, trocar ideias, experiencias tambem anima e salva.
    Todas as causas sao importantes e tem urgencia, mas nem todas necessitam apenas de grana.
    abraço
    kakau

    ResponderExcluir
  9. cezar, já estive na diretoria da "Casa"e sei o quanto é dificil, realizar qq coisa,promovi recitais,festas, conseguimos divulgação e melhoras importantes, mas a miséria é coisa muito triste, e eles se revoltam com quem está ajudando...De qualquer maneira sou parceira pra qq projeto ou apoio.

    ResponderExcluir
  10. Pois é galera!!! Amanhã às 16h (dia 14 de janeiro de 2011) A Casa do Artista estará assinando Convênios e compromissos com a Prefeita em exercício Sofia Cavedon. Uma iniciativa de Vinícius Cáurio, Presidente do Sindicato dos Artistas do RS. Ele junto com a atual diretoria estão mobilizando essa ação entre outras. Basta acessarem o site do SATEDRS satedrs.org.br ou casadoartistariograndense.blogspot.com para informarem-se e quem sabe aparecerem para ajudar!!! seja divulgando, seja dando idéias, escrevendo, fazendo, etc... Falta corporativismo mesmo! Nossa Classe é muito competitiva e pouco interessada em "política". Hoje em dia só não se informa quem não quer e é fácil apontar os erros dos outros da sua poltrona, na sua confortável situação de vítiman da sociedade. Ignorância é ignorar (por vontade ou por falta de oportunidade) Na hora de se escolher uma lidarança, de ouvir e dar propostas de estar presente ou de partir de sí uma iniciativa existem sempre justificativas bem preguiçosas. A Casa do Artista tem um Presidente, Luciano Fernandes (desde fev/2010). A Nádia Mendes faz parte da Diretoria da Casa do Artista atualmente. Sim já se fizeram vários mutirões. Há poucos anos já foi instalado pela RBS toda uma rede elétrica nova que foi roubada. Não há falta de comida não perecível na casa do Artista.Faltam produtos de limpeza, um zelador talvez, assistência médica, entre outras coisas simples e complexas. Mas os velhinhos não querem todo final de semana festas dentro da sua casa para arrecadar fundos. Porque na idade deles isso tudo é muito desgastante. Mas não precisa partir apenas deles a iniciativa. Eu mesma já arrecadei na temporada do meu espetáculo produtos de limpeza para a Casa do Artista. São ações simples, às vezes individuais que ajudam um pouco mais a cada dia! Mas só falar não resolve! Nem quero colocar culpa em ninguém. É vontade e ação. Só!
    beijos beijos e abraços! JT

    ResponderExcluir